O Circuito

O Circuito de Cultura Popular e Periférica do RS é um projeto estratégico destinado à formação, ao fomento e à democratização do acesso ao conhecimento para novos e atuais produtores culturais de diversos segmentos e áreas, abrangendo territórios periféricos de todas as regiões do Estado. A proposta busca promover a formação teórica e prática em economia da cultura, a partir da pluralidade de saberes, provocando reflexões sobre cultura e políticas culturais. Projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020

ENCERRADAS 

(Gratuitas e ocorreram de 25 de fevereiro a 12 de março de 2021)

O Curso de Políticas Culturais e Economia da Cultura, ocorre de 19 de março à 22 de abril de 2021. As datas do Seminário de Capacitação e Avaliação serão divulgadas em breve.

Os dias e horários do Curso estão listados logo abaixo.

Agentes culturais de culturas populares, povos e comunidades tradicionais, jovens, mulheres, negros e negras, agentes culturais LGBTQIA+, agentes culturais das periferias e bairros vulneráveis do Programa RS Seguro de todos os municípios do RS.

Curso de Políticas Culturais e Economia da Cultura

Uma formação em plataforma digital do curso Políticas Culturais e Economia da Cultura, com 400 vaga para participantes de todo o Estado, com um total de 40h/aula, entre os meses de março a abril de 2021. O curso abordará os principais temas de políticas culturais e economia da cultura.

Confira as aulas:

Financiamento

Foram selecionados 40 microprojetos culturais, com o valor bruto de R$ 2.500,00 para cada projeto. Confira a lista aqui.

Seminário de Capacitação e Avaliação

Seminário de encerramento de dois dias com palestra e debate abordando economia da cultura. Apresentação dos trabalhos realizados no decorrer da formação, debate sobre problemáticas e soluções na realização, formação de redes de cooperação entre os formados das diversas regiões e segmentos da cultura e entrega dos certificados.

Economia Colaborativa

Géorgia Haddad Nicolau
Simone Oliveira

Comunicação, Cultura e Marketing Digital

Leonardo de Mello
Lara Nasi

Saberes Orgânicos e Conhecimentos Tradicionais

Antônio Bispo

Formação de Redes de Cultura e Comunicação

Marina Albuquerque
Pedro Vasconcellos
João Pontes

Curso de Polícias Culturais e Economia da Cultura para participantes de todos os municípios do RS
Município contemplados com fomento de microprojetos culturais:

Alegrete
Alto Alegre
Alvorada
Caçapava do Sul
Canoas
Caxias do Sul
Esteio
Gravataí
Ijuí
Jaguarão
Nova Santa Rita
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pedro Osório
Pelotas
Porto alegre
Rio Grande
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
São Leopoldo
Sapucaia do Sul
Uruguaiana
Venâncio Aires
Viamão